Sobrepeso pode agravar a endometriose?
Mulheres com sobrepeso são mais propensas a ter endometriose grave, uma condição mal compreendida que afeta uma em cada 10 mulheres.
A constatação é de um estudo australiano que investigou 509 mulheres com endometriose.
O estudo descobriu que mulheres com um índice de massa corporal saudável tinham maior probabilidade de ter endometriose, mas mulheres com sobrepeso eram mais propensas a ter formas graves da doença que causa dor crônica e inflamação.
Nos casos de mulheres com sobrepeso, a média de gravidade da doença foi duas vezes maior do que em mulheres com peso saudável.
As descobertas também aumentam as evidências de que a condição está ligada ao metabolismo da mulher.
O que de certa forma também ajuda a explicar porque a endometriose também causa o aumento de peso nas mulheres.
Mulheres com endometriose apresentam inchaço abdominal. Esse inchaço ocorre quando o tecido endometrial se liga ao intestino (trato gastrointestinal) e pode aparecer como leve ganho de peso nas mulheres.
Com a mulher ganhando peso em decorrência da endometriose, ela também pode passar a ter um caso mais grave da doença. Ou seja, uma das consequências da endometriose, que é o ganho de peso, pode fazer com que a própria doença se manifeste de forma mais agressiva.
Portanto, o melhor caminho ainda é o diagnóstico precoce da doença e o tratamento mais cedo possível. Dessa forma, é possível evitar consequências mais severas da doença e que podem afetar drasticamente a qualidade de vida das mulheres.