
O que é endometriose no ligamento uterossacro?
A endometriose no ligamento uterossacro é uma manifestação da endometriose profunda, que acomete quase 90% das pacientes que possuem endometriose profunda. Embora a endometriose possa ser sintomática ou assintomática, apenas 5% dos casos de endometriose no ligamento uterossacro são assintomáticos.
Os sintomas da doença costumam ser bem característicos, e o diagnóstico é realizado após a manifestação desses sintomas, sendo eles:
- Dismenorreia (dores menstruais fortes): essas dores costumam acontecer antes e após o período menstrual das mulheres, e são mais intensas do que as cólicas menstruais.
- Dispareunia (dores durante a relação sexual): as dores durante a relação sexual são comuns em pacientes que têm endometriose, e costumam ser fortes, como as dores menstruais, durante ou logo após a relação sexual.
- Dor pélvica: essa dor na região da pelve ocorre tanto durante o período menstrual quanto fora do período, e são mais intensas do que as cólicas menstruais.
- Disquezia (dor para evacuar): um sintoma muito comum para as pacientes que têm endometriose no ligamento uterossacro é a presença de dores fortes e intensas para evacuar, e em alguns casos pode ocorrer também a presença de sangue nas fezes.
- Dor para urinar: pode ocorrer também a dor para urinar, que se manifesta de forma intensa durante o período menstrual.
- Distúrbios no sono: estudos associam a endometriose com uma piora da qualidade do sono, como dificuldades para dormir, principalmente por conta das dores pélvicas.
É importante ressaltar que quanto mais cedo o diagnóstico, melhor para o tratamento.