Endometriose na cicatriz da cesárea

Endometriose na cicatriz da cesárea

Você sabia disso? A endometriose na cicatriz da cesárea é uma doença pouco comum, acontecendo entre 0,03 e 0,45% das mulheres que fizeram uma cesárea.

 

Assim como os outros tipos de endometriose, a endometriose na cicatriz da cesárea deve ser cuidadosamente (e precocemente) diagnosticada e tratada, evitando complicações e mais dores para a paciente.

 

Diferente da endometriose no ovário (conhecida como endometrioma), que ocorre quando o tecido uterino cresce também nos ovários, a endometriose na cicatriz da cesárea não é associada com a infertilidade ou dificuldade para engravidar, porém alguns sintomas podem ser parecidos, assim como seus tratamentos.

 

Os principais sintomas que acometem as mulheres que sofrem de endometriose na cicatriz da cesárea são:

  • Presença de nódulos em alguma parte da cicatriz, nódulos palpáveis ou visíveis;
  • Dor na região da cicatriz, principalmente durante o período menstrual da mulher;
  • Incômodo na região da cicatriz, principalmente no período menstrual e para urinar.

Em alguns casos, onde a mulher não nota a presença do nódulo ou não relata a dor para seu ginecologista, o diagnóstico pode ser um pouco mais complicado, e o quadro da doença pode se agravar mais, por isso reforçamos a importância das consultas regulares com profissionais especializados na área.

 

TRATAMENTO

Após o diagnóstico do médico, realizado através da investigação da história clínica da paciente, exame físico e ultrassonografia da parede abdominal, a mulher inicia o tratamento da endometriose na cicatriz da cesárea. A endometriose na cicatriz da cesárea requer uma intervenção cirúrgica para que seja removida completamente.

Mesmo após a cirurgia, é importante que a mulher continue investigando sinais e sintomas da reaparição da endometriose na cicatriz cirúrgica, principalmente as mulheres que foram submetidas à cesárea.

Compartilhe: