A endometriose pode causar ganho de peso?

A endometriose pode causar ganho de peso?

Muitas mulheres têm questionado se a endometriose está relacionada ao ganho de peso. No entanto, não há evidências que comprovem que os focos de endometriose produzam substâncias que induzam ao aumento de peso.

Estudos científicos têm indicado que mulheres com casos mais graves de endometriose costumam apresentar um Índice de Massa Corporal (IMC) mais baixo, ou seja, são mais magras do que a população em geral.

Porém, casos mais leves de endometriose podem estar presentes em mulheres com maior composição de gordura corporal. A gordura é capaz de converter androgênios em estrogênio, o que pode estimular alguns focos de endometriose. Talvez exista uma tendência genética para que a doença se manifeste de forma mais grave em pacientes mais magras. É importante ressaltar que essa é apenas uma tendência e que há casos em que mulheres mais obesas possuem casos graves de endometriose, assim como mulheres mais magras apresentam casos leves.

Além disso, é preciso considerar que os hormônios utilizados no tratamento da endometriose, como pílulas contraceptivas, podem favorecer o ganho de peso, muitas vezes devido à retenção de líquidos. Por outro lado, a prática de exercícios físicos, especialmente atividades aeróbicas, é altamente benéfica para mulheres com endometriose, ajudando não só na manutenção do peso, mas também no alívio dos sintomas da doença.

Compartilhe: